Por: Pedro Pacheco – Assistente Jurídico do escritório Ribeiro & Albuquerque – Advogados

Coordenação – Dr. Wesley Albuquerque – Sócio do escritório Ribeiro & Albuquerque – Advogados

 Desde o início da Pandemia, o setor têxtil e de confecção vive atualmente o cenário mais otimista, uma vez que a produção têxtil no mês de janeiro aumentou em 36,3% em relação ao período do ano de 2020. Em relação ao acumulado nos últimos 12 meses, temos a porcentagem de 15,6 de avanço.

Já a produção de confecção acumulou um avanço de 36,6% no que diz respeito aos primeiros 5 meses do ano, apesar de haver um registro de recuo de 1,6% se observado o período nos últimos 12 meses.

Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), afirmou que o setor têxtil reagiu a todas as adversidades de forma mais rápida do que o setor de confecção, em razão do leque de alternativas para o segmento têxtil ser mais extenso durante o período de pandemia.

A Abit, apresentou alguns dados da empresa Cielo, empresa responsável pelas transações com cartões de crédito e débito, onde ocorreu um aumento nominal de receita no segmento de vestuário em 1,8% dos meses de janeiro à maio.

Segundo os dados contidos em uma enquete no site da associação, além do aumento no número de empregos, a grande maioria dos associados afirma que a produção está acima do nível esperado, onde verifica-se um cenário muito otimista para o decorrer do ano. A estimativa da associação é de que ocorra um aumento na produção têxtil de 7,4% no ano de 2021 e a de vestuário em 13,6% em relação a 2020.

Todavia, o presidente da associação discorre que tendo em vista um cenário macroeconômico de desemprego elevado, bem como a instabilidade política, são pontos que preocupam o setor, ao passo que o índice de preços de produção no segmento têxtil saltou de 25,37% e no segmento de vestuário 11,11%.

Pimentel, afirma que apesar de haver a possibilidade de aumento no preço da roupa no final do ano, certamente não serão os referidos 25%, ainda mais em tempos de desemprego elevado e renda estagnada, onde tal aumento não é positivo. Ele afirma ainda que apesar de manter certa cautela, mantém um otimismo quanto as vendas de Natal, a tomar como exemplo o dia das mães e dos namorados onde o consumo foi muito vantajoso para o setor.

Crédito: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/08/producao-textil-e-de-vestuario-cresce-36percent-de-janeiro-a-maio.ghtml

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