Por: Cristina Hortência Cloches da Silva – Analista Financeira do escritório Ribeiro & Albuquerque Advogados
O serviço de pagamentos Paypal anunciou no fim de março que passará a aceitar criptomoedas como forma de pagamento para consumidores dos Estados Unidos nos próximos meses.
Segundo a empresa, clientes que possuem bitcoin, ether e litecoin em carteiras digitais do paypal poderão usar suas moedas para pagamentos, compras em websites de todo o mundo além de converter seus ativos em moedas fiduciárias no caixa para realização de compras em geral.
De acordo com o CEO da empresa, Dan Schulman, através de um anúncio formal, esta é a primeira vez que uma pessoa poderá usar criptomoedas da mesma forma que um cartão de débito ou crédito dentro da carteira PayPal.
De acordo com o comunicado a empresa não cobrará taxas para realizar esse tipo de transação, mas apenas um tipo de moeda poderá ser usado para cada compra.
Apesar do grande anúncio e da força que tem ganhado nos últimos tempos, as criptomoedas ainda não são uma forma de pagamento consolidada justamente devido à sua contínua volatilidade porém, Shulman acredita que esse seja um grande ponto de transição onde as criptomoedas deixam de ser apenas uma classe de ativos para se tornar uma fonte de financiamento legítima para realizar transações.