A busca das empresas de inovação por investimentos tem sido cada vez mais frequente, mas, a depender do momento ou estágio de amadurecimento do negócio e de seus produtos, é que poderemos escolher qual o melhor tipo de investimento a ser buscado.
Existem várias estratégias de investimento possíveis no mercado, e para cada uma destas as vantagens e obrigações podem ser diferentes, algumas visam o maior aproveitamento do know-how do investidor, seus contatos e reputação, enquanto outras atuam com mais enfoque nos aportes financeiros.
Fato é que se você está pensando em buscar investimento para seu negócio, deve avaliar com cautela qual deles se adequa melhor as suas necessidades e objetivos. Uma destas modalidades de investimento é o Venture Capital ou simplesmente Capital de Risco, que tem como foco principal empresas de pequeno e médio porte, que demonstrem capacidade significativa de crescimento e expansão.
Além do aporte financeiro que a Venture Capital pode proporcionar, é possível que a estratégia de investimento também passe por um processo de transferência de inteligência diretiva e estratégica para a empresa, agregando ao negócio não somente capital, mas principalmente a criação de valor corporativo.
Esta modalidade se diferencia das demais, principalmente pela estratégia de investimento crescente durante o amadurecimento da empresa. Geralmente com duração entre 5 e 7 anos, visando financiar desde logo as primeiras etapas de expansão do negócio. Podemos dizer ainda, que existem dois tipos de Venture Capital, as chamadas Early Stage com foco em empresas mais jovens e faturamento ainda pequeno, e as Later Stage dedicadas a investir em empresas com processo de amadurecimento mais adiantado, que já passaram pelo MVP (Produto Mínimo Viável) com necessidade de aporte financeiro visando sua expansão.
As Venture Capitals tem se mostrado uma forma bastante interessante de se buscar apoio e investimento, estudos recentes mostram que somente no primeiro trimestre de 2021 as Venture Capitals no Brasil foram responsáveis por aportar cerca de 02 (dois) bilhões de reais em empresas com potencial crescimento, valores significativos considerando que o mercado brasileiro ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento deste tipo de estratégia, apesar de já ser o maior da América Latina.
Os investimentos de Venture Capital geralmente ocorrem por meio de Fundos de Investimento que tem como propósito exclusivo este fim, são fundos estruturados disponíveis para perfis de investidores qualificados com determinada capacidade financeira.
Para as empresas que conseguem este tipo de financiamento, importante saber que, além do aspecto financeiro que é importantíssimo, também poderão contar com apoio técnico dos investidores, bem como, com uma relação de longo prazo.
Com isso, a expectativa é de que a empresa cresça rapidamente e passe a ter rentabilidade, se valorizando perante o mercado. Geralmente quando isso acontece é a hora em que o fundo investidor se retira da sociedade realizando seus lucros.